Notícias

Araxá Solar desenvolve sistema de pesquisa em parceria com a UFSC 14 de julho de 2014
Araxá Solar desenvolve sistema de pesquisa em parceria com a UFSC

Geração solar, geração térmica e uma superbateria. Assim é o protótipo instalado pela Araxá Solar em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na Usina Térmica a Diesel Buritis, em Rondônia.

O sistema, com potência de 28,4kWp, possui três diferentes tipos de tecnologia – Filme fino de Silício Amorfo; Filme fino de Silício Amorfo / Microcristalino; e Silício Policristalino. Além disso, esse sistema tem uma particularidade: ele será conectado a uma superbateria com potência de 10kWh.

O objetivo é que a UFSC possa estudar a interação entre geração a diesel, sistema fotovoltaico e a superbateria, analisando o desempenho de cada tecnologia.

O sistema funcionará da seguinte forma: em dias de sol e em que a superbateria esteja carregada, tanto o sistema fotovoltaico quanto a bateria geral energia juntamente com a usina térmica. Quando a superbateria estiver descarregada, mas houver sol, o fluxo gerado pelo sistema solar irá exclusivamente carregar a bateria. Se não houver sol, mas a bateria estiver carregada, ela irá enviar a energia para a rede. Já quando, mesmo sem sol, a superbateria também estiver descarregada, ela receberá carga gerada pela usina térmica.

 

Veja Mais