Notícias

Construção da primeira usina brasileira de energia solar é discutida pelo governo federal 19 de maio de 2014
Construção da primeira usina brasileira de energia solar é discutida pelo governo federal

Diante da crise energética no Brasil, a geração solar está na mira do governo federal, que prepara um leilão para a construção das primeiras usinas brasileiras de geração de energia com placas fotovoltaicas.

"Podemos dizer que ao longo de 2014 vamos levar à frente o leilão para que fabricantes se instalem no Brasil e para que a energia solar seja instalada de maneira estável, sustentável como aconteceu com a energia eólica", frisa o deputado Antônio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP).

O coordenador da Frente Parlamentar em Defesa das Pequenas Centrais Hidrelétricas, Pedro Uczai (PT-SC), acredita que a proposta seja o primeiro passo para mais investimentos em tecnologia no setor.

Com o leilão, o governo espera também que empresas produtoras das placas fotovoltaicas passem a produzir no país _ o que promete baratear o sistema.

Na opinião do presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, embora a geração de energia solar ainda não seja competitiva atualmente, isso deve ocorrer também com a solar. Um exemplo disso é que em três anos o preço do megawatt/hora caiu de mil para R$ 200.

::Projeto na Câmara::

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 5539/13, do deputado Júlio Campos (DEM-MT), que concede incentivos fiscais à instalação de usinas de produção de energia com a utilização de fontes solar ou eólica. A proposta desonera do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto de Importação (II) os bens de capital e o material de construção usados para a implantação desse tipo de atividade.

Veja Mais