Notícias

Florianópolis é a primeira cidade no Brasil a alcançar meta do projeto 50 Telhados 25 de março de 2015
Florianópolis é a primeira cidade no Brasil a alcançar meta do projeto 50 Telhados

Das 32 cidades brasileiras em que o projeto 50 Telhados é realizado, a capital catarinense foi a primeira a atingir o objetivo na instalação de sistemas fotovoltaicos (FV). Coordenado pelo Ideal – Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina – 50 Telhados é executado localmente por empresas instaladoras, que têm até 31 de dezembro deste ano para alcançar a meta nas cidades onde prestam o serviço. Em Florianópolis, a empresa responsável por sair na dianteira foi a Araxá Energia Solar.

A empresa instalou até o momento 12 sistemas FV, que representam uma capacidade instalada de 177 kWp e produção anual estimada de 111MWh.  O diretor presidente da Araxá, Rodolfo de Sousa Pinto, diz que a empresa busca continuamente uma posição de vanguarda no setor fotovoltaico brasileiro. “Em um mercado novo, os desafios são muitos e o  Ideal  desempenha um papel de destaque na divulgação e fomento a este mercado. Suas iniciativas e projetos são reconhecidos nacional e internacionalmente. É um orgulho fazer parte deste processo e atingir e meta do 50 Telhados, indica que estamos no caminho certo.”

A gerente de projetos do Ideal, Paula Scheidt, informa que somando as 32 cidades que aderiram ao projeto, já estão contabilizados 118 sistemas FV conectados à rede, com uma potência total de 757 kWp. “Esses sistemas representam uma vitrine de modelo de geração de energia para a vizinhança onde estão instalados. Dessa forma, 50 Telhados tem servido como um estímulo para a difusão da tecnologia em todo o Brasil.”

O objetivo do Ideal quando o projeto foi lançado em dezembro de 2013, era implementar o 50 Telhados empelo menos 20 cidades brasileiras. Após um ano, já eram 32 municípios participantes. Com a ação, até o final de 2015, o Brasil terá instalado o equivalente ao projeto alemão “1000 telhados”, responsável por impulsionar a energia solar fotovoltaica na Alemanha. Qualquer empresa de engenharia e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica, pode participar do 50 Telhados como empresa executora, desde que seja previamente aprovada pelo Ideal com base nos critérios de adesão estabelecidos.

Veja Mais