Notícias

Avião que usa energia fotovoltaica passa por voo teste 18 de junho de 2014
Avião que usa energia fotovoltaica passa por voo teste

Projetado para ser o primeiro avião a dar volta ao mundo sem usar combustível, a aeronave suíça "Solar Impulse 2" fez seu primeiro voo de teste e com sucesso. O avião voou por duas horas e 15 minutos. Suas asas são cobertas por uma fina capa de carbono, que abriga 17.248 células solares, capazes de autonomia para cinco noites e cinco dias. Novos testes serão feitos nos próximos dez meses, até que ele esteja pronto para circundar a Terra, em 2015.

O avião é o segundo protótipo concebido por Bertrand Piccard, filho e neto de inventores. Ele tem asas de 72 metros - as de um Boeing 747 medem 68,5. A velocidade máxima de navegação é de 90 km/h ao nível do mar e 140 km/h a uma altitude de 8,5 mil metros. A nova aeronave também é completamente capaz de voar com segurança na chuva.

A volta ao mundo com o Solar Impulse 2 está prevista para março de 2015, no Golfo Pérsico. A máquina irá atravessar o Mar da Arábia, Índia, Birmânia, China, Oceano Pacífico, Estados Unidos, Oceano Atlântico, Sul da Europa, Norte da África, e, finalmente, voltará para onde começou.

Veja Mais